Empregabilidade no futuro é foco nas escolas de Santa Cruz do Sul

Computação na Educação faz parte das iniciativas do Fórum de Tecnologia e Inovação da Ascnor

Pensando no futuro das crianças é que surgiu o projeto Computação na Educação. Uma iniciativa que utiliza a técnica da computação desplugada – exercícios e jogos que ensinam a lógica computacional – e vai ao encontro da empregabilidade no futuro. “Queremos através da lógica, do raciocínio e com a técnica da computação desplugada nortear estes jovens para a empregabilidade no futuro”, destaca o coordenador do Fórum de Tecnologia e Inovação da Associação Santa Cruz Novos Rumos (Ascnor), Eduardo Kroth.

A ação, realizada em nove escolas municipais e estaduais de Santa Cruz do Sul e coordenada pela professora Márcia Kniphoff da Cruz, é uma iniciativa da Ascnor em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), através do Projeto Universidade Inclusão Digital, Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (COMCITI). Conforme Kroth, um piloto foi realizado em 2018 com o auxílio de alunos bolsistas do curso de Licenciatura em Computação da Unisc. “Em 2018, foram 16 encontros que envolveram 195 crianças. É apenas o início de um projeto que deve se estender ao longo de 2019”, destaca Kroth.

Outro projeto que faz parte do Fórum de Tecnologia e Inovação da Ascnor e que será implementado é o Banco Social de Tecnologia, que consiste na coleta e distribuição de equipamentos tecnológicos – computadores, celulares, impressoras, entre outros – em desuso nas empresas que, em parceria com estudantes de informática do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RS) e Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru), serão consertados e doados para instituições sociais e escolas. “O primeiro passo será contatar as empresas parceiras que estarão dispostas a doar os materiais”, explica Kroth. Dentro do mesmo fórum ainda tem mais uma iniciativa programada que é a realização de um evento de sensibilização do empresariado dentro da temática.

FÓRUNS – De acordo com o executivo da Ascnor, Guilherme de Souza, o escritório da associação está em funcionamento junto ao novo prédio da Assemp – Rua Coronel Oscar Rafael Jost, 1571, Universitário – e aberto para quem estiver interessado em conhecer mais os projetos e ações de novos rumos para Santa Cruz do Sul e região. Os Fóruns de Infraestrutura, Meio Ambiente e Turismo também estão retomando os encontros para o desenvolvimento das atividades para o ano de 2019. “Neste início de ano, já estamos com muitas novidades e com vários planejamentos”, ressalta Souza. No fim do ano passado, os coordenadores dos fóruns apresentaram as principais iniciativas de cada grupo que, para este ano, serão continuadas e agregadas a novas realizações.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *