Fóruns mostram principais iniciativas do Projeto Santa Cruz Novos Rumos

Os Fóruns de Infraestrutura, Tecnologia e Inovação, Meio Ambiente e Turismo do Projeto Santa Cruz Novos Rumos realizaram, na manhã desta sexta-feira. 30, um encontro no Auditório da Assemp. Durante o evento, prestigiado por lideranças da comunidade santa-cruzense, os coordenadores dos fóruns apresentaram as principais iniciativas de cada grupo desde a retomada dos encontros, em abril deste ano. “Iniciamos este trabalho há 10 anos, com importantes contribuições para o desenvolvimento do município. Mas, a sociedade ainda precisa de mais espaço na gestão pública para poder contribuir mais intensivamente”, destacou o presidente da Associação Santa Cruz Novos Rumos, Flávio Haas, na abertura do evento. Conforme Haas, o grande objetivo na origem do Projeto foi a diversificação na matriz econômica, destacando as áreas de Turismo, Agronegócio e Logística, como prioridades, e todas estas estão com ações em andamento.
A coordenadora do Fórum de Meio Ambiente, Virgínia Purper, apresentou as iniciativas lideradas pelo grupo, com destaque para a revisão do Plano Diretor Municipal, Plano de Arborização Municipal e Plano Regional de Destinação de Resíduos Sólidos. Em seguida, a coordenadora do Fórum de Turismo, Silvani Janisse Frantz, abordou o trabalho desenvolvido na área, com ênfase para a união das entidades que trabalham o Turismo em Santa Cruz do Sul. “Também estamos preparando um evento voltado a desenvolver soluções para o Turismo Regional e outro de apoio e aproximação dos municípios do Vale do Rio Pardo”, frisou ela. Na pauta do fórum, também estão a revisão Projeto Aprendendo Turismo e a criação do Centro de Eventos de Santa Cruz do Sul.
O trabalho realizado pelo Fórum de Infraestrutura foi relatado pelo seu coordenador, Jairo Breuning. Entre as iniciativas, a revisão do Plano Diretor Municipal; o desenvolvimento de Vias de Tráfego (com por exemplo entre as ruas Thomas Flores e Barão do Arroio Grande); o desenvolvimento de soluções para o Transporte Coletivo, como o fórum realizado na última quarta-feira, 28; o incentivo a Fontes de Energias Renováveis; e o incentivo a alternativas ao Tráfego Convencional.

Tecnologia e Inovação – O presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Comciti) e coordenador do Fórum de Tecnologia e Inovação do Novos Rumos, Eduardo Kroth, explanou sobre as principais iniciativas da área. Ele apresentou o projeto de Computação na Educação, cujo piloto está em andamento nas escolas municipais. “Temos convicção que a computação, inclusive a desplugada, será decisiva para definir a empregabilidade no futuro”, frisou. Kroth ainda abordou a criação do Banco Social de Informática, a realização de um evento de sensibilização do empresariado sobre o tema e a busca de uma maior participação na Gestão Pública Municipal.

Saiba mais:

Fórum Temático de Meio Ambiente
Revisão do Plano Diretor Municipal;
Plano de Arborização Municipal;
Plano Regional de Destinação de Resíduos Sólidos.

Fórum Temático de Turismo
União das Entidades que Trabalham o Turismo em Santa Cruz do Sul;
Evento Voltado a Desenvolver Soluções para o Turismo Regional;
Revisão do Projeto Aprendendo Turismo;
Realização de Evento de Apoio e Aproximação dos Municípios do Vale do Rio Pardo.
Centro de Eventos de Santa Cruz do Sul.

Fórum Temático de Infraestrutura
Revisão do Plano Diretor Municipal;
Desenvolvimento de Vias de Tráfego (Thomas Flores/Barão do Arroio Grande);
Desenvolvimento de Soluções para o Transporte Coletivo;
Incentivo à Fontes de Energias Renováveis;
Incentivo à Alternativas ao Tráfego Convencional.

Fórum Temático de Tecnologia e Inovação
Ensino de Computação na Educação;
Banco Social de Informática;
Evento de Sensibilização do Empresariado;
Maior Participação na Gestão Pública Municipal.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *