Projeto Protetor das Águas é apresentado a integrantes do Fórum do Meio Ambiente PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 2
PiorMelhor 
Escrito por FOUR Comunicação   
Seg, 08 de Julho de 2013 14:44

O Fórum do Meio Ambiente, uma das iniciativas do Projeto Santa Cruz Novos Rumos – que estabelece uma agenda estratégica para o município por 20 anos (2008-2028) – tem ampliado a discussão com diversos setores da sociedade sobre o tema. Na última semana, os integrantes da iniciativa participaram da apresentação do Projeto Protetor das Águas, uma iniciativa ambiental pioneira no Sul do Brasil, realizado pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com o patrocínio da Universal Leaf Tabacos e da Fundação Altadis, e com o apoio da Prefeitura de Vera Cruz, Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco), Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e Comitê Pardo.

De acordo com a coordenadora de Assuntos Corporativos da Universal Leaf Tabacos, Nelza Lau, que conduziu a explanação, o projeto incentiva produtores rurais a adotarem boas práticas de conservação da água e solo e, em contrapartida, remunera-os pelos trabalhos realizados na proteção dos seus mananciais. O projeto, que abrange toda a área da Sub-bacia Hidrográfica do Arroio Andreas, interior do município de Vera Cruz, desenvolve ações de recuperação e proteção de nascentes e o reflorestamento de áreas degradadas mediante o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) aos agricultores de pequena propriedade, visando caracterizá-los não só como produtores agrícolas, mas também como produtores de água. “Compartilhamos com o Fórum um exemplo prático do que é possível ser feito e de que os produtores rurais que participam são receptivos e estão satisfeitos com a valorização do cuidado ambiental nas suas propriedades”, destaca Nelza.

Conforme o executivo da Associação Santa Cruz Novos Rumos (Ascnor), Luís Carlos Moritzen, a apresentação – realizada junto à Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz dop Sul (Assemp) - foi muito positiva, principalmente pelo conhecimento e informações sobre o projeto. Na ocasião, o grupo  discutiu a possibilidade de ampliar as parcerias para implementar a iniciativa em outras áreas, contemplando, por exemplo, uma bacia hidrográfica do município de Santa Cruz de Sul.

 


Add this to your website
 
Banner
Facebook Twitter Orkut Blogger
Curtir a página no Facebook

Arquivos dos Projetos

Nossos apoiadores

Negocianti