Vale do Rio Pardo recebe a próxima etapa do Gaúcha Debates PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Escrito por Clic RBS   
Sex, 14 de Outubro de 2011 16:13

Luane Magalhães / Agencia RBS

O evento vai acontecer no dia 19 de outubro, às 19h30, no Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc. Lasier Martins vai mediar as discussões.

Em abril de 2010 a Rádio Gaúcha esteve no município para debater o desenvolvimento da região. Na ocasião, foi diagnosticado que o Vale do Rio Pardo depende principalmente da produção de tabaco e que uma alternativa seria pensar em novas formas de trabalhar o produto. Um dos painelistas, Gustavo Posser de Moraes, explicou que, além da criação de um polo logístico, que é um projeto do município, eram necessárias as pesquisas em relação ao uso do fumo. Disse que há possibilidade de que se gere biodiesel das sementes do tabaco, assim como o fumo pode ser transformado em remédio contra a hepatite, conforme pesquisas que já foram feitas no exterior. “O fumo é um trunfo que temos. Alternativas de uso existem e estão em desenvolvimento. Assim como o arroz tem 40 produtos, o fumo também pode ter”, afirmou.

Dessa vez a Gaúcha quer saber o que mudou nesse um ano e meio e o que efetivamente foi feito de lá para cá.

O Vale do Rio Pardo é composto pelos municípios de Arroio do Tigre, Boqueirão do Leão, Candelária, Encruzilhada do Sul, Estrela Velha, General Câmara, Herveiras, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Mato Leitão, Pantano Grande, Passa Sete, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Segredo, Sinimbu, Sobradinho, Tunas, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires d Vera Cruz. De acordo com informações da Fundação de Economia e Estatística, a região tem uma população total de 418.141 habitantes em uma área de 13.255,7 km².  O PIB per capita é de R$ 17.082.

A região está na 21ª posição no índice geral do Idese num total de 24 posições. Ou seja, o Vale do Rio Pardo tem muito ainda para crescer e se desenvolver.


Add this to your website
 
Banner
Facebook Twitter Orkut Blogger
Curtir a página no Facebook

Arquivos dos Projetos

Nossos apoiadores

Negocianti