Região busca apoio para demandas PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Escrito por Gazeta do Sul   
Ter, 13 de Setembro de 2011 14:59

 

Santa Cruz - Governador Tarso Genro participará de debate no município sobre as prioridades do Vale

Diversificação, infraestrutura e saúde estão entre as principais demandas do Vale do Rio  Pardo e região Centro-Serra que deverão ser debatidas amanhã em um encontro com o governador Tarso Genro (PT) em Santa Cruz do Sul.

A reunião faz parte do programa de interiorização desenvolvido pelo governo do Estado, onde são discutidos assuntos ligados ao desenvolvimento da região. O encontro é visto pelos líderes como um momento importante para reivindicar a garantia do apoio do governo para as prioridades regionais.

 

A implantação de agroindústrias é destacada pelo presidente da Associação dos Municípios do Centro-Serra (Amcserra), Bertino Rech (PP), prefeito de Passa Sete, entre as opções para a diversificação das propriedades dependentes da cultura do tabaco. “Aqui no município, por exemplo, a fruticultura vem ganhando força e precisamos encontrar formas de agregar valor ao produto. Só com o apoio dos governos estadual e federal poderemos encontrar meios de implantar essas alternativas”, explica.

O tema também é destacado pelo vice-presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), João Davi Goergen (PT), que também é prefeito do município de Boqueirão do Leão. “Precisamos ter mais suportes para fortalecer a economia da região. É preciso acontecer essa integração entre os governos para proporcionar assistência técnica e a garantia da venda dos produtos”, afirma.

Outro assunto que deve ser debatido junto ao governo do Estado é a questão da saúde. A principal demanda nessa área é a implantação do Hospital de Pronto-Socorro Regional. Para Goergen é necessário que se encontre meios de garantir a construção do hospital para atender a região, ou se busque outros meios de utilizar as instituições já existentes. “A saúde é uma questão prioritária”, diz o representante da Amvarp.

À frente do projeto Santa Cruz Novos Rumos, Flávio Haas avalia a importância do encontro para relembrar a relevância da região na geração de renda. “Nós merecemos esse retorno por parte do governo de forma mais intensa”, afirma. Dentre as questões de infraestrutura que serão defendidas pelo projeto estão a duplicação da rodovia Santa Cruz–Venâncio Aires (RSC-287) e a busca pela inclusão no trajeto da Ferrovia Norte-Sul.

O encontro

Além do governador, os secretários estaduais farão parte da reunião, que deve começar às 11h45 no Clube União, no Centro. Participam ainda do encontro, secretários municipais, prefeitos e outros líderes. O evento integra a programação do Seminário Pró-Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Pardo e Centro-Serra. O evento é uma promoção da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Santa Cruz Novos Rumos e Gazeta Grupo de Comunicações. O encontro é aberto ao público.

 


Add this to your website
 
Banner
Facebook Twitter Orkut Blogger
Curtir a página no Facebook

Arquivos dos Projetos

Nossos apoiadores

Negocianti